Witch Hunter Robin

Direção: Shūkō Murase
Estúdio: Sunrise
Exibição original: 2 de Julho de 2002- 24 de Dezembro 2002
Emissoras de TV: Animax, TV Tokyo
Nº de episódios: 26

Sinopse:

Neste anime, denominam-se “witch” homens e mulheres quem podem usar “crafts” (poderes especiais). Estes poderes podem ser de todos os tipos, desde o controle de elementos, telecinese, imortalidade, até bizarrices como implantar sentimentos de medo nas pessoas através do odor de oliva (sic).

Além de seus poderes específicos todas as witches podem se utilizar dos poderes das runas para certas finalidades, como enviar mensagens e convocar espíritos, e podem senti-los através do odor (é por isso que Robin as vezes sai cheirando as cenas dos crimes). Cada witch tem sua runa, que representa seu poder. E as witches que passam pelo processo de inquisição recebem outra runa, que representa sua psique. Foi mostrado o primeiro witch nasceu a cerca de 3 mil anos, e era chamado de deus. Ou seja, os witch são a evolução natural da humanidade. Mas os humanos temeram o poder do deus e o suprimiram e controlaram, dizendo que era o poder do diabo.

Seus poderes são semelhantes entre os membros de uma mesma família, e a mestiçagem entre humano e witch existe em toda a população mundial. Assim, muitas pessoas tem o gene dormente para desenvolver crafts, e isso pode acordar em qualquer idade. Normalmente as witches escondem suas habilidades únicas para não causar pânico entre as pessoas. Assim o anime dá mais enfoque a witches com problemas mentais, ou que não controlam bem suas habilidades, ou que agem de forma desordeira, vingativa, e acabam matando pessoas.